As Consequências do Voto Precipitado.

“O erro que cometemos,
Por não conhecer as Escrituras Sagradas
E nem o poder de Deus,
Trás como resultados,
O sofrimento para as pessoas que amamos”.

“Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.” Mateus 22:29 ARA.

Texto Bíblico Básico:

Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.” Mateus 22:29 ARA.

Jesus respondeu: Vocês estão raciocinando errado, e vou dizer por quê: Primeiro, não conhecem as Escrituras; segundo, não sabem como Deus atua.” Mateus 22:29 A Mensagem.

1-Jefter, Jz 11-12

Seu nome provem do hebraico e significa “El (Deus) abrirá.”

1.1-Narrativa de sua história.

  1. Foi o oitavo juiz de Israel;
  2. Pertencia a tribo de Manasses;
  3. Foi grande guerreiro de Israel;
  4. Filho de Gileade com uma concubina;
  5. Foi expulso de casa por seus irmãos, por ser filho bastardo, e para não participar da partilha da herança;
  6. Formou um pequeno exército;
  7. Formou família e teve uma única filha;
  8. Foi procurado pelos anciões para defender seu povo pela invasão dos Amonitas;
  9. Pleiteou o governo do seu povo pela vitória;
  10. Enviou mensageiros, por duas vezes, ao rei Amonita e na segunda vez com uma carta;
  11. E por fi obteve a vitória.

1.2-Seu erro fatal.

  1. Juramento Precipitado, Jz 11.31
    1. Quando entramos na presença do Senhor, devemos pensar muito antes de falar. Ec 5.1-2 “Tenha cuidado quando for ao templo. Não ofereça o seu sacrifício como fazem os tolos, que nem sabem que não estão fazendo isso da maneira certa. Vá proto para ouvir e obedecer à Deus. Pense bem antes de falar e não faça a Deus nenhuma promessa apressada. Deus está no céu e você, aqui na terra; portanto, fale pouco.”NTLH.
  2. A filha lhe saio ao encontro, Jz 11.34
    1. Por que o Senhor permitiu que a filha lhe sai-se ao encontro?
      1. O Senhor queria lhe despertar, para assumir o próprio erro.
      2. E se no lugar da filha fosse um cão, sacrificaria ao Senhor?
  3. Ele sacrificou a filha?
    1. Não, a carta ao rei Amonita, Jz 11.12-28, demostra que Jefter conhecia a narrativa da história de Israel.
    2. A Escritura Sagrada proibia o sacrifício humano: “E da tua descendência não darás nenhum para dedicar-se a Moloque, nem profanarás o nome de teu Deus. Eu sou o Senhor”. Levítico 18:21 ARA. “Disse mais o Senhor a Moisés: Também dirás aos filhos de Israel: Qualquer dos filhos de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam em Israel, que der de seus filhos a Moloque será morto; o povo da terra o apedrejará. Voltar-me-ei contra esse homem, e o eliminarei do meio do seu povo, porquanto deu de seus filhos a Moloque, contaminando, assim, o meu santuário e profanando o meu santo nome. Se o povo da terra fechar os olhos para não ver esse homem, quando der de seus filhos a Moloque, e o não matar, então, eu me voltarei contra esse homem e contra a sua família e o eliminarei do meio do seu povo, com todos os que após ele se prostituem com Moloque”. Levítico 20:2-5 ARA. “Não farás assim ao Senhor , teu Deus, porque tudo o que é abominável ao Senhor e que ele odeia fizeram eles a seus deuses, pois até seus filhos e suas filhas queimaram aos seus deuses”. Deuteronômio 12:31 ARA. “Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro”; Deuteronômio 18:10 ARA.
    3. Ela foi dedicada ao Senhor, “Pelo que também o trago como devolvido ao Senhor , por todos os dias que viver; pois do Senhor o pedi. E eles adoraram ali o Senhor.” 1Samuel 1:28 ARA, a uma vida de celibato, pois, pediu um tempo para lamentar o fato de jamais poder casar, Jz11.37.

Conclusão:

  1. …”Errais, não conhecendo as Escrituras”… Os Saduceus usavam o texto presente em Mateus 22.23-28 para ironizar a crença na ressurreição, o assunto girava em torno de uma mulher que casou com sete irmãos, segundo a lei de Moisés, A lei do levirato (em hebraico: yibum) é ordenado em Deuteronômio 25:5-6 e obriga o irmão a se casar com a viúva de seu irmão falecido sem filhos, com o filho primogênito sendo tratado como do irmão falecido, (Gênesis 38:8). A questão seria a seguinte: Na ressurreição, de que ela será esposa, tendo em vista ter ela casado com os sete? Dentro deste contexto, afirmando não haver a ressurreição.
    1. Jesus dá o golpe de misericórdia, Mateus 22.29, destruindo-lhes a doutrina, afirmando que o erro deles é não conhecer as Escrituras Sagradas e nem o Poder de Deus.
  2. O erro de Jefter foi:
    1. Não assumir o seu erro, Jz11.35, e não conhecer profundamente as Escrituras Sagradas, pois que, Deus já havia previsto sua falha e dado o remédio em Levíticos 5.4-5, e para nós em Ijo1.7,9.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + 3 =