Tsunami é uma serie de ondas, vindas do alto mar, que enquanto estão em águas profundas, são quase imperceptível, mas quando chagam nas águas rasa, ou na costa oceânicas, podem chegar a trinta metros de altura.
Etimologicamente, tsunami é um termo de origem japonesa, onde tsu significa “porto”, e nami “onda”, portanto “onda de porto”.
Sua origem tem vários fatores, entre eles estão:
Movimento das Placas tectônicas, são grandes blocos rochosos semirrígidos que compõem a crosta terrestre.
Erupções vulcânicas, submersas ou não, no oceano.
Deslizamentos de terras submersas no oceano.
Tsunamis históricos
Há Tsunamis que entraram para a história por causa do seu potencial devastador, donde podemos citar alguns.
Você sabia que o Tsunami é uma onda girante e altamente destrutiva?
No dia 1 de novembro de 1755, um terremoto destruiu Lisboa e logo depois ondas gigantes mataram milhares de pessoas.
Em 26 de dezembro de 2004, mais de 280 mil pessoas morreram vitimadas por um Tsunami na costa da Ilha de Sumatra, na Indonésia.
A costa Leste do Japão foi atingida por um Tsunami em 11 março 2011. Houve a libertação de radiação em Fukoshima e quase meio milhão de pessoas ficou desabrigada.
No dia 22 de dezembro de 2018, um deslizamento de terra do vulcão Anak Krakatau provocou um Tsunami que matou centenas de pessoas na Indonésia.
Como se prevenir?
É muito difíscio saber quando e onde vai acontecer um Tsunami, ha os locais de risco já conhecidos, mas fora isso não se sabe, devemos observar os avisos da própria natureza para nos prevenir, se de repente o mar recuar sem motivos aparente, isso significa, que em dez minutos estará chegando um Tsunami.
Como escapar?
Procurar com urgência um local de refugio, um que seja o mais alto possível, deixar tudo para trás, e preocupar-se, em primeiro lugar, sua segurança e dos seus.
No ano 993 a.C. o rei Davi viu uma alerta de Tsunami chagando em Jerusalém, e o que ele fez? Fugiu imediatamente do local para um abrigo seguro, de onde pode se recompor, e novamente retornar quando tudo já havia passando.
Quando tudo começou?
Como qualquer Tsunami, de uma forma invisível,
“Então Absalão adquiriu uma linda carruagem de guerra, cavalos e cinquenta homens que corressem à sua frente. Ele se levantava bem cedinho e ia para o portão da cidade. Lá passava o dia esperando aqueles que vinham à procura do rei para julgar algum problema. E ele atendia todos e perguntava de qual cidade vinha. A pessoa respondia que era de uma das tribos de Israel, e Absalão dizia a cada uma: “É, vejo que você está com a razão neste ponto; é pena que o rei não tenha um assistente para ouvir os seus problemas”. E Absalão acrescentava: “Gostaria de ser o juiz desta terra, então quem tivesse um caso para resolver viria a mim; e eu faria justiça!”
E quando alguém se curvava diante dele, em sinal de respeito, Absalão estendia a sua mão, o abraçava e o beijava. 6Dessa maneira, Absalão ia conquistando o coração de todo o povo de Israel que vinha ao rei pedindo por justiça. Dessa maneira, Absalão ia conquistando o coração de todo o povo de Israel que vinha ao rei pedindo por justiça.” 2 SAMUEL 15.1-6 NBV-P.
Ele, Absalão, iniciou uma conspiração contra o próprio pai, assim surgem as grande dificuldades, vindas de onde menos se espera, quando já havia conquistado a confiança do povo para seu planos de poder, juntou-se a ele outros conspiradores maiores, assim como afirmou o Senhor Jesus,
“Deixai-os; são cegos, guias de cegos. Se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco.” MATEUS 15.14 TB.
“Ao fim de quarenta anos, disse Absalão ao rei: Permite que eu vá a Hebrom cumprir o voto que fiz a Jeová. Porque, morando em Gesur, na Síria, fez o teu servo um voto, dizendo: Se Jeová, na verdade, me fizer voltar para Jerusalém, servirei a Jeová. Disse-lhe o rei: Vai-te em paz. Levantou-se e foi a Hebrom.” 2 Samuel 15.7-9 TB
Os planos continuam a ser executados progressivamente, vai ao rei pedir para adorar e pagar votos ao Senhor em Hebrom. Por que Hebrom? Ha toda uma simbologia em volvida nisto tudo, já havia se passado 40 anos que Davi estava reinando em Jerusalém, e Absalão tem 30 anos de idade, que seria a maioridade, para aquela época, como certos cargos políticos da atualidade tem que tem uma idade mínima para assumir, também para os planos havia uma idade certa.
Hebrom foi o local onde Davi foi aclamado rei sobre Judá e depois também sobre Israel,
Davi é aclamado rei de Judá
“Depois disso, consultou Davi a Jeová, dizendo: Subirei a alguma das cidades de Judá? Respondeu-lhe Jeová: Sobe. Perguntou Davi: Para onde subirei? Respondeu Jeová: Para Hebrom. Vieram os homens de Judá e ungiram ali a Davi rei sobre a casa de Judá. Noticiaram a Davi que os homens de Jabes-Gileade tinham sepultado a Saul. 2Sm 2.1,4 TB.
“Todos os anciãos de Israel vieram ter com o rei, em Hebrom, e o rei Davi fez com eles aliança em Hebrom, diante de Jeová. Em Hebrom, reinou sete anos e seis meses sobre Judá; e em Jerusalém reinou trinta e três anos sobre todo o Israel e Judá.” 2SAMUEL 5.3,5 TB.
Hebrom também é a cidade natal de Absalão, são esses os filhos de Davi que nasceram em Hebrom:
“Nasceram filhos a Davi em Hebrom. Foi o seu primogênito Amnom, de Ainoã, jezreelita; o seu segundo, Quileabe, de Abigail, que fora mulher de Nabal, carmelita; o terceiro, Absalão, filho de Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur; o quarto, Adonias, filho de Hagite; o quinto, Sefatias, filho de Abital; e o sexto, Itreão, filho de Eglá, mulher de Davi. Esses filhos nasceram a Davi em Hebrom.” 2SAMUEL 3.2-5 TB.
Diante de tantos simbolismos, e por ser um centro religioso, Absalão imaginou que poderia ter uma grande vitoria sobre o próprio pai para se tornar rei em Israel.
Fontes:
NBV-P : Nova Bíblia Viva em Português.